Seja Bem-Vindo!!! Hoje é

Campanha de Doação de Sangue

Em 2004, ao participar do 17° CONGRENAJE em Paracatu – MG, o então coordenador da Juventude Evangélica da Paróquia de Espigão do Oeste, Cleomar Klipel Ratske, observou que em alguns sínodos os jovens realizavam atividades no chamado “Mês de Missão”, que ainda era desconhecido pelos jovens daqui.

Ao retornar do CONGRENAJE, Cleomar dividiu suas experiências num Conselho Paroquial da Juventude Evangélica e sugeriu que se implantasse essa idéia, que foi acatada por unanimidade.

O 1° passo foi dado. O 2° passo era decidir o que fazer para sermos uma juventude presente na vida social da cidade. No Conselho surgiram várias idéias como arrecadação de alimentos, visita aos idosos entre outras, mas em especial a que chamou a atenção foi a idéia de organizar uma campanha de doação de sangue, por ser uma prática um pouco distante da realidade do nosso município.

Foi decidido que essa seria a ação do nosso Mês de Missão.

Feito contatos com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação HEMERON, foi escolhido o dia 7 de dezembro para realização da campanha.

PIT-STOP  2009A partir daí a JE da paróquia se envolveu para divulgar a campanha. Nos cultos, nas ruas, com cartazes e o mais chamativo PIT-STOP, que é realizado no dia antes da coleta de sangue, onde os jovens saem na rua com faixas e cartazes, parando todos e conscientizando a importância da doação de sangue.

Foi um sucesso na divulgação, e não poderia ser diferente no dia da coleta. Na manhã do dia 7 de dezembro de 2004 a equipe de coleta chega ao pátio da Comunidade da Paz, e a população estava lá, cheia de vontade de ajudar. No final do dia a organização comunicava com alegria o resultado de 111 bolsas de sangue. Durante o dia não ficou nenhuma cadeira vazia, foi o melhor resultado em todas as cidades que a equipe de coleta tinha passado. Esse era o resultado do 1° Mês de Missão da Juventude Evangélica da Paróquia de Espigão do Oeste.

Pelo motivo da cidade não ter posto de coleta de sangue e da unidade móvel mais próxima ficar na capital Porto Velho, distante 510 km, a campanha só pode ser realizada uma vez por ano. Sendo a primeira campanha um sucesso, a campanha do próximo ano já estava garantida.

Em 2004 foram coletadas 111 bolsas de sangue, em 2005 foram 121, em 2006 foram 137, em 2007 foram 172, em 2008 houve uma troca de lugar na coleta de sangue (saiu da igreja) e isso ocasionou uma queda para 70 bolsas.

MASCOTE DA CAMPANHA Em 2009, foi criado o mascote da campanha, que foi realizada no dia 28 de agosto e houve recorde de 187 bolsas de sangue. Nessa campanha a JE contou com a colaboração de duas jovens da Igreja Católica: Nathyelle e Linda-Lee.

Com o sucesso da campanha de 2009 alcançamos várias conquistas, uma delas foi a criação do banco de armazenamento de sangue de Espigão do Oeste.

Em 2010 a campanha foi realizada no dia 16 de abril e foram coletadas 128 bolsas de sangue. Nessa campanha a JE contou com a colaboração da jovem Daiane Kalke da IELB.

Em 2011 também teve campanha. Iniciou no dia 27 de abril, das 19 às 22 horas, com o PIT-STOP. Jovens das Comunidades da Paz, Bom Pastor e Cristo Vive o realizaram em Espigão do Oeste, onde fecharam a rua com uma faixa e com o auxílio de um carro de som. Todos os veículos eram parados e os jovens conscientizaram todas as pessoas sobre a importância da doação de sangue e também distribuíam panfletos com o anúncio do local e data da coleta. A coleta foi nas dependências da Comunidade da Paz no dia 29 de abril. Durante o dia, aproximadamente 200 pessoas compareceram para a triagem e foram coletadas 115 bolsas de sangue.

Em 2011, pela primeira vez, jovens da JULEO – Espigão do Oeste se somam à 2ª Campanha de Doação de Sangue no mesmo ano. O Pit-Stop ocorreu dia 29 de setembro e a coleta no dia 30. Devido a vários contratempos, foram coletadas apenas 68 bolsas de sangue.

 PIT-STOP  2009PIT-STOP 2009  PIT-STOP 2010  PIT-STOP   2010 PIT-STOP    2010 PIT-STOP  2010 RECEPÇÃO NA CAMPANHA 2010COLETAMASCOTE DA  CAMPANHAMASCOTE  DA CAMPANHA

CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011

CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011

 

 

 

 

 

CAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011 - 2ª EtapaCAMPANHA DOAÇÃO DE SANGUE 2011 - 2ª Etapa

 

Veja o que já foi postado sobre a campanha neste blog:
Clique Aqui
=>

 

Para saber mais sobre a campanha entre em contato com o jovem Leomar Klemz: leomar_klemz@hotmail.com

 

AJUDAR TÁ NO SANGUE!!!

 

Texto, Edição, Revisão e Atualização:
Cleomar Klipel Ratzke;
Leomar Klemz;
Claudemir Wagner;
P. Reneu Prediger.

 

# Página atualizada em 11 de outubro de 2011 #

Pesquisar neste blog