Seja Bem-Vindo!!! Hoje é

terça-feira, 31 de julho de 2012

CONGRENAJE 2012

Conectados com Deus - Protagonistas no Mundo.

"Ninguém te despreze por seres jovem, ao contrário, torna-te exemplo..." 1 Timóteo 4. 12.

Cada vez mais pessoas se conectam às redes sociais da internet. Especialmente jovens encontram, nessas conexões, oportunidades de compartilhar a vida, conhecer pessoas e discutir temas de interesse comum.

A palavra ´conectad@s´ é conhecida por todas as pessoas, principalmente pela juventude, que adora o mundo virtual. Contudo, conectar-se é muito mais do que acessar blogs, sites ou páginas de relacionamento, conectar- se é interagir, conversar, conhecer e se envolver com outras pessoas, usando todos os instrumentos possíveis para a comunicação: Internet, celular, iphone, etc. Conectar-se também significa estar juntos/as. Estar junto foi o principal objetivo de quem participou do XXI Congresso Nacional da Juventude Evangélica (CONGRENAJE) e o VII Fest´Art, que aconteceram nos dias 23 a 27 de julho, em Pelotas/RS, foi um momento especial para celebrar este estar juntos/as, compartilhando um tempo bom, de muitas amizades, aprendizagens, fé, diversão e alegria – em um ambiente saudável.

Deus está conectado conosco e deseja que nos conectemos com ele. Quer falar-nos de nosso valor, de seu amor e de sua vontade. Deus falou por intermédio de pais da fé, de reis e profetas. Falou por sonhos e visões, fez uso de fenômenos da natureza e de uma sarça ardente... Mas de forma única e definitiva Deus falou ao mundo através de Seu Filho. O próprio Deus veio para junto de seu povo, em Cristo. Veio para abraçar, caminhar junto e olhar nos olhos. Ele partilhou do sofrimento, levantou o caído, amou, carregou a cruz de nosso pecado e entregou a vida por nós, para estabelecer uma nova conexão com Deus, que nunca mais fosse interrompida. A partir dessa íntima conexão com Deus somos convidados também a nos conectarmos com o nosso próximo. Ou seja, esta conexão com Deus se mostra de forma bem clara no nosso dia a dia, no nosso trabalho, na nossa escola, na nossa família, através de nossos atos e atitudes.

Nesses dias de CONGRENAJE refletimos no fato de que Cristo nos conectou com Deus, esta conexão nos move para a oração, a participação nas atividades da igreja, a leitura da bíblia, o louvor, prática de devocionários; mas tudo isto nos move também a estar conectados com o nosso próximo através do respeito, da busca pela igualdade, da solidariedade, da partilha, da comunhão, do auxílio aos que necessitam, da busca por paz e justiça.

O CONGRENAJE acontece a cada dois anos e cada edição é realizada em uma cidade diferente, durante cinco dias. Neste ano, 2012, o CONGRENAJE reuniu mais de 1000 participantes, 42 Jovens do Sínodo da Amazônia estiveram presentes neste evento. Nestes dias cada qual teve a oportunidade de refletir na Palavra de Deus, aprender, fazer e fortalecer amizades, se divertir, conhecer novos lugares, compartilhar formas de vivenciar a fé, trocar experiências, e experimentar o frio do Sul. O Encontro também proporcionou espaço de jogos para a paz, esquetes, dinâmicas de grupo, comunicação, dança e expressão cultural.

Houveram debates de assuntos de interesse da JE e eleição da nova Coordenação Nacional e Orientação Teológica do CONAJE - Conselho Nacional da Juventude além de serem feitas avaliações e modificação das diretrizes da Juventude Evangélica (JE) da IECLB, que servirão como base para o trabalho com jovens na IECLB.

Conforme depoimentos de Jovens do Sínodo alguns dos momentos marcantes foram:

  • O Grito da Juventude - atividade que envolveu caminhada pelas ruas de Pelotas, com distribuição de sacolinhas de lixo para automóveis e distribuição de árvores nas ruas, momento cultural, com show musical em trio elétrico. Os jovens da IECLB apresentaram mensagens, hinos de louvor a Deus e oração, tornando público o seu testemunho de fé;
  • Os Estudos Bíblicos - feitos todas as manhãs, os jovens se reuniam em grupos de em média 16 pessoas para se conhecerem e refletirem em determinados textos bíblicos;
  • As Oficinas - proporcionavam aprendizado nas mais diferentes áreas: religião, artes, cultura, sustentabilidade, dentre outras.

Os passeios e visitas realizados pela excursão da JE da Amazônia também foram marcantes. Os jovens experimentaram o frio de 3 graus, conforme informaram os termômetros, e, devido aos ventos, sensação térmica de zero grau, quase congelante, para a alegria de muitos! Em Pelotas-RS, visitaram a Praia do Laranjal e o Centro da cidade. Em Porto Alegre-RS fizeram um passeio no Trensurb até a cidade de São Leopoldo-RS, em que almoçaram num Shopping e visitaram as Faculdades EST, onde muitos pastores da IECLB se formaram, bem como todas as instalações do Lar Moriá e da Casa das Diaconisas. As máquinas fotográficas voltaram lotadíssimas!

Enfim, para os jovens do Sínodo da Amazônia viajar até Pelotas-RS foi uma ótima experiência, mas também foi firmado o compromisso e o desafio de realizar o próximo CONGRENAJE, em 2014, aqui no Sínodo. Nossos jovens querem mostrar a realidade amazônica para os jovens de toda a IECLB, desconstruindo preconceitos, divulgando que aqui também há uma bonita comunhão da Juventude Evangélica que pode ser compartilhada e vivenciada pelos visitantes, e, frisar que também na Amazônia é possível ser Igreja Viva apesar de enfrentarmos algumas dificuldades bem diferentes da realidade sulista. A realização do XXII CONGRENAJE e VIII Fest´Art no Sínodo da Amazônia será importante para toda a IECLB, por isso, desde já, todas as comunidades sintam-se chamadas para auxiliar na organização, principalmente os jovens. Vamos todos continuar conectados com Deus sendo protagonistas no mundo e desde já nos motivando para preparar o próximo CONGRENAJE.

Pa. Débora Daiane Beyer dos Santos
Ministra Coordenadora da JE no Sínodo da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar neste blog